3 coisas que deve saber sobre a sua empresa

O início dum novo ano marca sempre um conjunto de intenções para o ano que se inicia, seja em termos pessoais, seja em em termos profissionais.
Nas empresas isso não é (ou não deveria ser) diferente: definir objetivos, criar um plano para os alcançar. Mas como fazer isso sem conhecer o ponto de partida? Sem verificar se os objetivos definidos para o ano que termina foram alcançados?
De um modo muito simplificado, existem três aspetos importantes a analisar em qualquer empresa:
1. Equilíbrio financeiro: Como foram financiadas as aplicações da empresa? Houve adequação entre os prazos de reembolso das dívidas e as aplicações realizadas? Qual o nível de Fundo de Maneio, Necessidades em Fundo de Maneio, e Tesouraria Líquida?
2. Rendibilidades: Qual o nível de rendibilidade da atividade? E do investimento realizado? Estarão os sócios/acionistas satisfeitos com a rendibilidade que a empresa lhes proporcionou? E os restantes stakeholders (trabalhadores, credores, estado, comunidade em geral)?
3. Risco: Qual o nível de risco da atividade? E o risco financeiro? Qual o montante mínimo de faturação que a empresa precisa registar para fazer face aos seus encargos? Qual a margem de segurança que registou?
Para fazer este estudo existem indicadores específicos que devem ser calculados e cujos valores devem ser comparados:
- com os dos anos anteriores
- com os valores médios do setor
- com os valores definidos como objetivo (se é que foram definidos objetivos).
Para esta tarefa, a ajuda dum profissional da área da gestão poderá ser particularmente importante.
O conhecimento da situação atual ajudará a definir o plano para alcançar os objetivos para o próximo ano!