Gestão Financeira em tempos de pandemia
Gestão Financeira é um conjunto de procedimentos relacionados com a análise, controlo e planeamento das atividades financeiras duma organização. O objetivo é garantir que existem recursos financeiros adequados para satisfazer os compromissos assumidos.

Em tempos de pandemia, como o que vivemos, a incerteza inerente à evolução da atividade e, consequentemente, das receitas geradas acarreta dificuldades acrescidas à gestão financeira.
Porém, existem outras atividades que têm registado um forte crescimento por via da alteração dos padrões de procura. A vida das pessoas mudou!
Então, aqui ficam algumas questões para reflexão e ajudar a uma melhor gestão financeira:
A atividade da empresa está a sofrer, ou poderá vir a sofrer, redução por via da pandemia? Se a resposta é sim, a questão seguinte é: como se pode adaptar/mudar a atividade indo ao encontro das novas oportunidades que são geradas neste contexto?
Identificadas essas oportunidades, é o momento de elaborar um plano e "meter mãos à obra".
Face à expetativa de evolução, quais serão as receitas/recebimentos nos próximos meses? E as despesas/pagamentos? Ou seja, é urgente elaborar um orçamento de tesouraria o mais detalhado possível, e com uma periodicidade mensal, quinzenal ou até mesmo semanal. Neste orçamento irá ser revelado o saldo de tesouraria esperado.
Como suprir défices que eventualmente possam ser evidenciados pelo orçamento de tesouraria? Nem sempre o recurso ao crédito é a melhor solução (este poderá ser um bom tema a abordar, também). Existem apoios estatais? Normalmente os contabilistas sabem. Quais destes pagamentos podem ser adiados? Ou melhor, quais destas despesas podem ser reduzidas/eliminadas? Há que antecipar a solução para os problemas que possam surgir!
Depois de elaborado o orçamento de tesouraria, o passo seguinte é fazer o seu controlo. Ou seja, regularmente, verificar o que está a acontecer, comparar com o que estava previsto e verificar se as previsões que haviam sido elaboradas para os períodos seguintes ainda fazem sentido ou devem ser revistas.
Como dizia Peter Drucker "a melhor forma de prever o futuro é criá-lo".